Escavador

Como saber se fui processado?

Esse texto é especialmente para você que já sofreu uma ameaça de processo e ficou sem saber se era verídica ou não. Também é para você que tem uma empresa e possui alguns processos trabalhistas de ex-funcionários e não sabe se novos virão. 

Para quem não vive no meio jurídico é um pouco difícil acompanhar as inovações e facilidades que surgem com o desenvolver da tecnologia. Sendo assim, quando a necessidade chega, vários indivíduos ficam com muitas dúvidas, inclusive no que diz respeito à abertura do processo. Fui processado? Não fui?

Existem basicamente duas formas de responder essa pergunta. A primeira, é a convencional, na qual você toma conhecimento da existência do processo quando a comunicação formal e impressa chega em seu endereço, seja ele pessoal ou comercial. Mas já pensou que você pode perder um prazo porque mudou de endereço recentemente ou simplesmente os Correios entraram em greve? Para evitar qualquer tipo de prejuízo financeiro, transtornos ou até mesmo para não ficar na expectativa de receber uma carta judicial, há uma forma mais simples e rápida: através da consulta na internet. Para quem já possui o número do processo, os tribunais disponibilizam uma ferramenta para o cidadão realizar a consulta.

Mas agora surge uma dúvida, como alguém saberá o número do processo sem saber se foi processado?

Esse foi um dos objetivos da criação de plataformas como o Escavador. No site, você pode pesquisar seu nome e em segundos verifica a existência de processos envolvendo o mesmo. Como? Simples. O Escavador indexa e compila dados públicos, como Diários Oficiais, que são organizados para facilitar e favorecer a transparência da justiça brasileira. Além disso, você pode criar um monitoramento, o que fará você receber notificações toda vez que seu nome ou nome da sua empresa for citado em alguma fonte pública.

Agora que você já sabe, previna-se para nunca mais ser pego de surpresa com uma carta judicial. Use o Escavador e saiba tudo o que está acontecendo judicialmente com seu nome.