Escavador

Redescobrindo o Escavador

O Escavador ganhou uma nova marca e vamos deixá-lo a par de todas as inspirações que guiaram nosso processo criativo. Saca só!


Quando inventamos a roda

(O surgimento da primeira marca)

Você com certeza já conhece a nossa famosa escavadeira, mas agora vamos te contar porque lá atrás ela foi escolhida como a nossa identidade.

Quando nossa plataforma foi criada, em 2014, por 3 amigos da faculdade de Ciência da Computação, a ideia de indexar dados úteis à sociedade, juntando-os num local específico e de fácil acesso, pareceu bem interessante. Era necessário, portanto, buscar, coletar esses dados e compilá-los. Como chamaríamos então uma busca profunda que trouxesse à superfície coisas que estavam “enterradas” mais afundo na internet? Escavador! Quando o nosso time percebeu que estava “escavando” dados, a figura de uma escavadeira pareceu uma representação fiel e adequada da atividade desenvolvida pela plataforma.

Quando a roda não girou como esperávamos

(As interpretações equivocadas e a decisão de mudança)

Em um dado momento, e-mails como “quais as aplicações de massa corrida?” até “quais os modelos de perfuratriz que vocês vendem? Preciso perfurar um poço semiartesiano” se tornaram comuns na nossa caixa de entrada. Uma Escavadeira, de repente, já não parecia mais uma escolha tão adequada assim para a nossa proposta de valor. Precisávamos de algo que relembrasse o nosso público do sonho nascido lá atrás com aqueles 3 estudantes – um Brasil mais transparente, com acesso difundido à informação de uma forma mais democrática e igualitária. O Escavador precisava de uma nova cara.


Quando deixamos a roda pra lá e percebemos mesmo é que essas metáforas não fazem sentido algum

(Apresentando a nossa nova marca)

Relembrando que a nossa plataforma foi criada para se destacar como um forte mecanismo de busca, no que tange assuntos de ordem jurídica; durante nosso processo criativo, estabelecemos três pilares para criação e inspiração da nossa nova marca: a escavação (ligado ao mecanismo de busca do Escavador), o cursor (a valorização da experiência do usuário através do clique e exploração de informações), o usuário (nosso público alvo, receptor das informações disponibilizadas). A junção desses três fatores nos levou a um novo conceito de marca que nos orgulha e nos deixa otimistas em relação aos novos rumos da nossa plataforma.

Assim como aqueles produtos que mudam de embalagem, mas conservam o gostinho especial e já conhecido dos fieis adoradores, o Escavador mudou de embalagem, mas continuamos entregando aquilo que lá no começo idealizamos: informações legais, democratizadas e transparentes, rumo a um Brasil mais igualitário.

Até a próxima!
Equipe Escavador


Comentários (7)

noname
Gostei muito
noname
Legal,ótima ferramenta. De peso.
noname
Legal.
noname
Melhor ferramenta de busca Quanto ao ícone eu gostava da escavadeira Rsss
noname
Adorei conhecer um pouco mais da história de vocês. Aproveito para agradecer a utilidade pública que realizam! Desejo muito sucesso. Abraços
noname
O logo esta otimo mais a escavadeira era mais bonito.
noname
Primeiramente quero parabenizar e agradecer a toda equipe (Escavador), pelo genial projeto “plataforma de disseminação e busca de informações”, e dizer que todo projeto depende de alguns fatores, o que requer dedicação e compromisso dos seus envolvidos, porém, ao final do trabalho, percebemos que não terminou, foi apenas um passo para uma nova caminhada, e que continuem nesta nova caminhada, no intuito de alcançarem novos horizontes.